Definição

COOPERAÇÃO

 

Do latim cooperatio, ação de cooperar. Etimologicamente, significa a prestação de auxilio para um fim comum. Do ponto de vista sociológico, “cooperação é uma forma de processo social e pode ser entendida como ação conjugada em que pessoas se unem de modo mais ou menos organizado para alcançar o mesmo objetivo”

 

COOPERATIVISMO

 

Cooperativismo origina-se da palavra cooperação; É uma doutrina cultural e socioeconômica fundamentada na liberdade humana e nos princípios cooperativistas.

 

A doutrina cultural busca desenvolver a capacidade intelectual das pessoas de forma criativa, inteligente, justa e harmônica, visando a sua melhoria contínua, e a doutrina socioeconômica busca, pelo resultado econômico, o desenvolvimento social.

 

COOPERATIVA

 

“Cooperativa é uma organização de pessoas unidas pela cooperação e ajuda mútua, gerida de forma democrática e participativa com objetivos econômicos e sociais comuns a todos, cujos aspectos legais e doutrinários são distintos de outras sociedades”.

 

COOPERADO

 

Cooperado é a pessoa que se associou a uma Cooperativa e dela participa ativamente, de maneira autônoma e espontânea, cumprindo seus deveres, sabedor de seus direitos. Os cooperados são os donos da empresa cooperativa. Reunidos em assembléia geral, órgão máximo de decisão, definem pelo voto dos objetivos e funcionamento do negócio.

 

As decisões tomadas nestas reuniões gerais devem ser respeitadas e cumpridas pela Diretoria e demais associados.