Símbolos

Bjxubamef6simbolos coop

Dia Internacional do Cooperativismo: instituído em 1923 no Congresso da (ACI) é comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo. Assim nasceu o símbolo mundialmente conhecido do cooperativismo: um círculo abraçando dois pinheiros para indicar a união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos. Tudo isso marcado pela trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais.

 

ESTE É O EMBLEMA DO COOPERATIVISMO UM CÍRCULO ABRAÇANDO DOIS PINHEIROS, QUE INDICARA UNIÃO DO MOVIMENTO, A IMORTALIDADE DE SEUS PRINCÍPIOS, A FECUNDIDADE DE SEUS IDEAIS, A VIDALIDADE DE SEUS ADEPTOS. TUDO ISTO MARCADO PELO TRAJETÓRIA ASCENDENTE DOS PINHEIROS QUE SE PROTEJAM PARA O ALTO PROCURANDO SUBIR CADA VEZ MAIS.

Pinheiros: Antigamente o pinheiro era tido como um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Os pinheiros unidos são mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expanção.


Círculo: representa a eternidade, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.


Verde: Lembra as árvores – princípio vital da natureza e a necessidade de se manter o equilíbrio com o meio-ambiente.


Amarelo: simboliza o sol, fonte permanente de energia e calor.

 

 

O Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional – ACI durante reunião realizada em Roma – Itália, em abril de 2001 deliberou sobre a mudança da Bandeira do Cooperativismo. O motivo desta decisão foi promover e consolidar claramente a imagem cooperativa, já que a antiga bandeira era utilizada por alguns grupos não-cooperativos, o que causava confusão em alguns países. A Bandeira que substitui a tradicional do arco-íris é de cor branca e tem o logotipo da ACI impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos diveros membros da ACI. O Logotico foi aprovado em 1995 por ocasião do Centenário da ACI.

 

CADA UMA DESTAS CORES TEM UM SIGNIFICADO:


Vermelho: coragem.


Alaranjado: visão de possibilidades do futuro.


Amarelo: desafio em casa, na família e na comunidade.


Verde: crescimento tanto do indivíduo como do cooperado.


Anil: necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação.


Violeta: beleza, calor humano e amizade.


Azul: horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros.